MUNDO AFORA - BLOG DA CULT BRAZIL

Se você não puder ir as Rock Mountains, não se preocupe, sempre haverá um Joffre Lakes perto de você

Quando cheguei em Vancouver o verão tinha acabado, estava começando o Outono e todos não paravam de me avisar que eu tinha poucas oportunidades para ir as Rock Mountains antes que tudo congelasse. Para minha irmã que está experimentando tudo isso pela primeira vez, o desespero já bateu, como deixar de ir nas Rock Mountains, porém eu tinha outros planos, algo mais perto e que a deixaria de boca aberta, incrédula com a beleza natural e esse lugar se chama JOFFRE LAKES.

*

Joffre Lakes é um conjunto de 3 lagos que fica a aproximadamente a 180km de Downtown Vancouver, a estrada que te levará lá é a mesma que passa por Whistler (rota 99 para o Norte). A viagem até Joffre Lakes deve levar cerca de 2 horas a 2 horas e meia, mas não vá com pressa, pois a paisagem muda bastante e você tem lugares lindos no caminho dos quais você pode parar e tirar algumas fotos. Um desses lugares é One Mile Lake, que é uma ótima parada para admirar um pouco da paisagem das montanhas, dar uma caminhada e para aqueles que precisarem ir no banheiro. Mas não gaste todo seu fôlego admirando as montanhas aqui, porque a maior surpresa ainda estar por vir quando chegar em Joffre Lakes.

 

*

            Após 30 minutos da parada em One Mile Lake, começamos a subida para a parte alta da montanha onde estão localizados o primeiro lago e o estacionamento. Chegamos lá por volta das 11:00 e o estacionamento já estava lotado (fica uma dica: saia bem cedo de Vancouver). O primeiro lago fica a aproximadamente 5 minutos de caminhada do estacionamento, nada muito difícil e você já terá uma prévia do que estará te esperando no segundo lago. Para o segundo lago a caminhada já é um pouco mais complicada e leva cerca de 1:00 a 1:30 (são cerca de 3 km), vale a pena dar pelo menos 2 paradas durante o trajeto para se hidratar e dar uma breve descansada. Porém quando você começa a ver de longe o segundo lago, todo o cansaço e apreensão desaparecem e uma sensação de gratidão e tranquilidade tomam você. Nunca havia passado por essa sensação e te digo que será difícil eu ter outro momento como aquele ao ver o segundo lago. Tire pelo menos uns 30 minutos para admirar a paisagem, tirar algumas fotos e relaxar para poder fazer a caminhada para o terceiro lago.

 

 

 

 

*

Logo após nossa saída do segundo lago, já tivemos uma grata surpresa, uma cachoeira maravilhosa que encantou a todos do meu grupo. Fizemos uma breve parada para algumas fotos e continuamos nosso trajeto para o último lago. Não se passaram nem 30 minutos e já começamos a ter uma prévia do que veríamos, ao fundo já conseguíamos ver a geleira (por sinal uma das paisagens mais lindas que já vi) e para nossa surpresa, começou a nevar muito, algo raro para essa época do ano. Finalmente chegamos à beira do lado, resolvemos fazer nosso almoço por ali, enquanto admirávamos aquela beleza. Apesar de ter um considerável número de pessoas lá, o silencio era predominante, todos ali somente apreciavam a magnitude e beleza daquele lugar.

Após terminar o almoço, começamos nosso trajeto de volta ao estacionamento. Muitos de nós não queriam ir embora, mas já estava ficando tarde. Fomos embora com uma sensação de paz e tranquilidade e a certeza de que voltaremos a Joffre Lakes mais vezes, pois a beleza e a paz que os lagos te trazem vale todo o esforço para chegar até eles. Na volta passamos por Whistler, mas deixarei esse relato para uma próxima oportunidade.