MUNDO AFORA - BLOG DA CULT BRAZIL
Quero visitar um país, mas não sei falar a língua local
Todo mundo que sonha viajar o mundo se depara com a seguinte pergunta:
– Como vou sobreviver se não sei falar a língua local?
Eu sou parte desse público também!
Estou em uma jornada atrás da minha cidadania, aqui na itália. E vou contar um segredo… não sei falar italiano! hahahah
Quando cheguei aqui estava aterrorizado, com uma péssima sensação, não sabia ao certo como me comunicar, nem quais desafios iria passar. Meu inglês é básico e meu espanhol não passa de um portunhol arrastado, então como iria sobreviver aqui?
Cheguei através do aeroporto internacional Leonardo da Vinci em Roma, e a primeira coisa que tive que fazer foi me deslocar até o camping que havia reservado alguns dias antes.
Para quem não conhece, o aeroporto fica a uns 25km do centro de Roma. Então, teria que pegar um transfer, ali começaria meu dilema. Como proceder?
Sempre carrego comigo o meu celular, quem não? E, nele, estrategicamente, deixo baixado para uso offline o tradutor do google. Foi com ele que comecei o meu primeiro passo: pegar o transfer correto. O Google Maps é a outra ferramenta que ajuda me localizar durante as viagens.
Confesso que não foi difícil, pois os aeroportos internacionais são muito bem sinalizados. Com a ajuda dos gestos, um pouco de coragem, um inglês “the book is on the table” e um celular na mão, posso dizer que foi bem tranquilo.
A minha principal dificuldade com o italiano é tentar falar. Consigo entender bastante, mas na hora de falar eu sempre acabo puxando para o espanhol, e isso cria um grande problema.
Boa parte das palavras pronunciadas no espanhol fazem sentido no português e vice-versa, já no caso do italiano, essa similaridade é muito pequena e existe uma grande dificuldade para quem, assim como eu, não saber falar.
Tenho interesse em estudar e aprender o italiano, mas me acomodei e cometi um grave erro. Estou vivendo na itália a quase 3 meses e não aprendi quase nada do italiano, sabe porque?
Estou entre muitos brasileiros! Não preciso arriscar o meu italiano tímido rs
Isso mesmo, como em qualquer lugar do mundo, a itália é banhada por uma quantidade significativa de brasileiros, e isso me colocou em uma bolha social que tem atrapalhado meu aprendizado cultural. Não cometam o mesmo erro!
A parte boa da história é que estou sentindo na pele que mesmo sem saber a língua local, é possível sobreviver e não morrer de fome.
Tenho o grande sonho de fazer uma volta ao mundo, e claro que seria quase impossível saber todas as línguas do mundo, então essa experiência tem me ajudado com a questão do medo.
Espero que você possa se sentir encorajado e encarar um local novo, talvez fora da sua realidade, e descobrir, assim como eu, que tudo é possível quando você realmente deseja.
Claro que recomendo fortemente que tenha uma boa base no inglês, pois é a língua “universal”. Apesar de que, em muitos lugares, mesmo um bom inglês não será o suficiente, nem todo mundo tem essa habilidade linguística em comum. Você perceberá que tem outras maneiras de se comunicar, gesticular é uma delas! E nem precisa ter vergonha, o importante é conseguir passar a mensagem!
Bom, meu inglês enferrujado tem me salvado por todos os lugares que passo. Em breve serei um cidadão italiano e isso facilitará a minha trip pela europa.
Se quiser acompanhar a minha saga, visite o meu instagram: @tripdomak