MUNDO AFORA - BLOG DA CULT BRAZIL
Seguro Viagem para Intercâmbio no Exterior
EGURO VIAGEM INTERNACIONAL: UM ITEM QUE JAMAIS DEVE SER ESQUECIDO EM UMA VIAGEM AO EXTERIOR.
O sonho de uma inesquecível viagem ao exterior pode de tornar um pesadelo para quem não se prepara para imprevistos. Essas eventualidades podem ser pequenas e resolvidas de imediato ou até mesmo uma grande dor de cabeça! Nesse sentido, o Seguro Viagem Internacional é um item essencial para qualquer viajante, especialmente para estudantes estudantes em intercâmbio no exterior…
Morar um período em outro país, certamente, é uma experiência que agrega enorme valor pessoal e profissional de qualquer estudante. Sabemos que, neste tempo fora, a saudade bate forte e as descobertas e aventuras ocorrem a cada amanhecer. Para que tudo possa ser vivenciado com tranquilidade e responsabilidade, é imprescindível sair do Brasil com um bom seguro viagem internacional que possa auxiliar uma possível emergência.
Afinal, vai que…
Qual a finalidade do Seguro Viagem Internacional?
O seguro viagem lhe auxilia em imprevistos que podem ocorrer no exterior. THINK: você está em outro país, longe de seus familiares e amigos, e, acidentalmente quebra a perna e necessita de atendimento. Em muitos países, os primeiros socorros e o atendimento desse tipo pode custar cerca de 2 mil ou quem sabe 3 mil doletas. Tendo um imprevisto desta magnitude e acionando o atendimento do seguro viagem você não terá esse ônus em sua viagem.
Sim, esse texto é pra ser pessimista. Nem citamos que em muitos destinos é obrigatório ter um seguro viagem para minimamente pisar no país… mas muitos não conseguem identificar a necessidade deste item em sua viagem. Então sim, esse texto é pra ser pessimista para te ajudar a incluir no plano de viagem a segurança de uma assistência internacional. Pense no seguro viagem como algo essencial para a viagem, como a passagem aérea, a hospedagem, a bagagem, a escova de dente, a calcinha, a cueca. Você não viaja sem né? Se viaja ok, sigamos…
Chegamos ao preço. YeeeeH, how much is it my friend ?!?
Os valores de um seguro viagem podem variar por diversos fatores: valor da cobertura, idade, destino, número de itens cobertos e etc. A maioria das coberturas cobrem basicamente acidentes e decorrentes (como invalidez ou morte), medicamentos, atraso e cancelamento de voo por parte da companhia aérea (apenas por motivos específicos previstos nas condições gerais de cada apólice) bem como desvio de bagagem e outros vários itens que podem ser verificados no momento da compra. Sim, tem muitas marcas de seguro que não valem um real furado, não se iludam com promoções milagrosas. Um valor médio de um seguro minimamente descente para seis meses no exterior pode custar entre R$ 1.200,00 e R$ 3.000,00 mil, dependendo dos itens cobertos. E a regra é clara: quanto maior for a cobertura do plano, maior será o valor para sua contratação. Isso ocorre pois caso você necessite de atendimento, maior será o risco da seguradora… – não existe almoço grátis, já dizia o Vovô.
Sobre o famoso tratado de Xiiiiiiiiiennnnnguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Oficialmente chamado de Tratado de Schengen. É o tratado que define entre outras coisas, que qualquer turistão ou mesmo aquele estudante descoladão wolverine, necessitará de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros pra colocar os pés nos países do velho continente que fazem parte desse lindo tratado. Vamos lá, você pode estar pensando assim: “mas na imigração eles podem não me pedir para apresentar esse comprovante”. Sim, eles podem não pedir o comprovante que demonstre que você atende perfeitamente o que consta na lei, então come back to realidade: vai que…
Só que… nesse caso é certo que: você não terá autorização para adentrar ao país de destino e corre até mesmo o risco de deportação. Então você saiu da sua casa e deixou as fronteiras de seu país pra fazer essa vergonha? Shame on you!
Mas esse ponto da legalidade nem deve ser o foco, o foco é sua tranquilidade durante a viagem.
Beleza! Estou convencido que pode acontecer algo teeeeerrível…
Como usar um seguro viagem no exterior? Primeiramente é imprescindível ler as condições de qualquer plano que contratar para saber os detalhes dos diversos itens que você tem direito. Ok, não vai ler p…. nehuma né? Segue o resumo:
Manter o voucher do plano contratado sempre de fácil acesso. Obviamente em pleno século XXI a dica é essa mesmo que você esta pensando: SMARTPHONE!
Teve algum problema? Vai ligar para o número de emergência que consta no voucher que está guardado no smartphone (e no e-mail também). O atendente irá te solicitar o número do voucher para identificar a cobertura do seu plano e em seguida te encaminhar para o atendimento no hospital conveniado mais próximo. But, waiiiit wait! E se eu sofrer um acidente e me levarem direto para o hospital? Então, neste caso deverá guardar bem todos os comprovantes para posteriormente poder solicitar o reembolso do valor gasto. Uma outra alternativa é tentar entrar em contato com a seguradora enquanto estiver no hospital para que eles possam tentar intermediar o atendimento.
Sempre bom lembrar que: normalmente as seguradoras verificam se as informações fornecidas pelo usuário conferem com o ocorrido. So, don’t lie to me!
Por fim, é aquele velho ditado do Vovô: “o seguro morreu de velho!”
É melhor comprar um seguro viagem internacional e voltar safe and sound para o Brasil sem usar, do que não ter contratado nenhum e ficar vulnerável longe da barra da saia da querida mamãe!