MUNDO AFORA - BLOG DA CULT BRAZIL

Peru além de Machu Picchu

Quando pensamos em viajar para o Peru, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é Machu Picchu, certo? Certo. Isso quer dizer que a única atração turística no nosso vizinho é Machu Picchu? Errado. Passei 26 dias viajando pelo país e vim contar sobre alguns lugares tão incríveis quanto à cidade perdida dos incas e que definitivamente merecem ser visitados…

  • Oasis de Huacachina

Já pensou em visitar um lago natural em meio a um deserto e fazer sandboard nas dunas que o rodeiam? Esse paraíso encontra-se na cidade de Ica, a 300 km da capital Lima. O passeio pode ser feito em um ou dois dias.

  • Montanha do Arco-Íris

A 5100 m de altitude, depois de encarar uma trilha de 4 horas (ida), cheguei ao arco-íris, e posso dizer que valeu a pena cada segundo. Essa montanha faz parte de uma trilha de 4 dias que leva a uma outra montanha chamada Ausangate, que está a mais de 6000 m de altitude. Atualmente também pode ser visitada em um tour de um dia, que sai todas as madrugadas da cidade de Cusco.

Dica: A trilha dura ao todo 7 horas e já começa a mais de 4000m acima do nível do mar. Por isso, deixe para fazê-la no final da viagem, quando já estiver mais acostumado com a altitude. Não deixe de levar folhas de coca para mascar e, se possível, uma pequena bomba de oxigênio que pode ser encontrada em qualquer farmácia de Cusco por menos de 30 reais.

  • Cânion Del Colca

Aonde você iria se quisesse conhecer o cânion mais profundo do mundo? Não, a reposta não é nos Estados Unidos. Enquanto o famoso Grand Canyon possui cerca de 1,8 km de profundidade, a do Canion Del Colca no Peru ultrapassa 4,1km. O passeio para lá pode ser feito em um dia de van ou em dois com caminhada e sai todos os dias da linda cidade de Arequipa.

Dica: Não deixe de passar um ou dois dias em Arequipa. O centro histórico da cidade é todo feito de pedra vulcânica branca e nele está a praça que é considerada a mais bonita do país.

  • Lago Titicaca

Ao visitar Cusco e Machu Picchu você certamente irá conhecer melhor a história e a cultura da civilização Inca. Porém, a origem desse povo, segundo a lenda, não está em Cusco, mas sim no Lago Titicaca. Este é o lago navegável mais alto do mundo, a mais ou menos 4000 m de altitude e separa o Peru e a Bolívia.

O tour mais recomendado na parte peruana dura dois dias e parte da cidade de Puno. Primeiro, visita-se uma das ilhas flutuantes de Uros. Sim, as ilhas realmente flutuam. Elas são feitas com raiz de totora, demoram um ano e meio para serem construídas e podem ser habitadas por até vinte anos.

A segunda parada é na Ilha de Amantani, na qual o grupo se divide entre famílias locais que irão hospedar os turistas até o dia seguinte. Conversar com uma família que nunca saiu daquela ilha e que tem como primeiro idioma, ainda nos dias de hoje, o Qechua (idioma Inca) foi uma das melhores e mais enriquecedoras experiências da viagem.

No segundo dia pela manhã, nos dirigimos até a terceira e ultima ilha, chamada Taquile.

Estas foram apenas algumas opções de turismo que fiz além de Machu Picchu, o país ainda tem muito mais a oferecer. Espero que você se inspire a viajar pelo Peru e desfrute da nossa incrível América Latina.

Por Daniela Amaral