MUNDO AFORA - BLOG DA CULT BRAZIL

Paradas Obrigatórias de Toronto

Lugares que você não pode deixar de ir em Toronto
Atenção senhores passageiros com destino à  Toronto. O embarque será iniciado em dez minutos. Anunciou uma voz feminina no Aeroporto do Galeão. Com o coração acelerado, embarquei, mas, ainda assim, não acreditar que eu estava indo visitar o meu namorado no país dos grandes lagos. A minha primeira aplicação de visto havia sido negada pelo Consulado Canadense e foi aflitiva a espera pela demorada resposta da segunda tentativa. A resposta demorou tanto que acabei perdendo a reserva que eu tinha feito e paguei quase o dobro na segunda passagem. Foi suado, mas tudo isso me mostrou que a gente só perde quando desisti e deixou a viagem com um gostinho ainda mais especial: o de vitória!

Cheguei em Toronto e aproveitei o máximo que eu pude “ dormir é para os fracos. Toronto é uma cidade imensa e tem milhares de atrativos a serem explorados. Nas duas semanas em que fiquei lá, não consegui fazer nem metade das coisas que a cidade oferece. Para te ajudar a curtir o melhor em pouco tempo, vou listar aqui os pontos turí­sticos que você não pode deixar de conhecer. Aterrisse comigo!

No meu primeiro dia, meu namorado me chamou para um passeio romântico: explorar a Toronto Island e ver o sol se pôr de uma embarcação no meio do lago. Foi lindo s2 Para chegar na Toronto Island, é preciso pegar o ferry no Harbounfront. O preço dessa embarcação foi de $ 7 ida e volta. A ilha tem parques, zoológico, praia comum e até praia de nudismo. De lá, a vista de Toronto é incrí­vel. Durante o verão, época do ano em que estive lá, a ilha fica cheia de skatistas, jogadores de vôlei, ciclistas, pessoas caminhando com bebês e cachorros.

1ª semana – City Pass

Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de forma barata, compramos o City Pass. Ele custa $80 e lhe dá acesso à  cinco atrações: CN Tower, Ripley’s Aquerium of Canada, Royal Ontario Museum, Casa Loma e Toronto Zoo ou Ontario Science Centre. Você tem nove dias para usá-lo.

CN Tower

O cartão postal da cidade. Tem 533 metros de altura – a segunda maior torre do mundo, perdendo apenas para a de Dubai ( alto pra caralho demais!). Os outros prédios ficam minúsculos lá de cima.

O melhor horário para subir é no fim da tarde porque você conseguirá ver a cidade de dia, o pôr do sol e a iluminação da noite. O City Pass lhe dá acesso até o penúltimo nível. Para ir ao nível mais alto, você precisa pagar mais $ 6. Mas, quem está na chuva, é para se molhar. Então, subimos no nível mais alto. Lá também tem um restaurante que gira. É sério, gente, o restaurante gira 360º!!! Assim, você não precisa escolher qual a vista quer apreciar enquanto janta.

Atenção: Para conseguir uma vaga no restaurante, é preciso fazer reserva e se dispor a pagar alguns bons dólares canadenses.

Ripley’s Aquerium of Canada

Ao lado da CN Tower está o aquário. Lá tem coleções de tubarões, com tanques onde você pode tocar nos filhotes. Há uma incubadora em que você consegue ver o tubarão dentro do ovo. É impressionante! Fora os demais animais como cavalo-marinho, água-viva, e tantos outros. A diversidade é gigante.

Royal Ontario Museum

Se você é apaixonado por dinossauros, esse é o museu da sua vida! Tem centenas de esqueletos de dinossauros com a identificação de quais ossadas são originais e quais são réplicas. É o maior museu do Canadá e um dos dez maiores do mundo. Há um imenso acervo de peças históricas vindas da China e do Japão há mais de cinco mil anos. Também tem setores com peças da Grécia e do Egito “ com direito a múmias desenroladas!

Dica: O museu é enorme e fecha às 17h30. Então, não da¡ para ficar perdendo muito tempo em uma galeria só. Para conseguir ver tudo em uma única visita, você tem que ver rápido cada sessão.

Casa Loma

É a casa do professor Xavier e de seus mutantes!!! O castelo pertencia a ricos industriais e já foi cenário para diversos filmes como “Para Sempre”, “Cocktail”, “X-Men” e “Chicago”.

Toronto Zoo

Esse zoológico é imenso e um dos poucos do mundo que tem pandas. Eles são lindos, mas prepare-se para ficar uma hora na fila para vê-los. Mas a minha verdadeira paixão foi pelo urso polar. Ele estava super brincalhão, nadando tranquilamente e fazendo graça para os visitantes. Foi amor à  primeira vista. Eu nem queria ver mais nada, queria só  ficar ali vendo ele nadar.

Zoologico

Zoológico

Outra parte interessante é a Savana Africana, a gente se sente no meio da África mesmo com girafas, rinocerontes, leões e zebras. Lá também tem pinguim, tem camelo, tem urso. São mais de cinco mil animais de 460 espécies.

11-7-zoologico-1

Zoologico

Rotina e hábitos locais

Esses foram os principais passeios que fizemos na primeira semana. Como tanto o Pedro como eu estávamos fazendo curso de inglês (eu fiz LSI e o Pedro fez Ilac), nosso ritmo estava acelerado. Acordávamos às 6h para ir à  aula, saímos da escola por volta das 13h e começávamos a explorar a cidade. São voltávamos para casa depois da meia-noite. No dia seguinte, o mesmo batidão. Ou seja, aproveitamos tudo, a única coisa que não fizemos foi dormir.

Os canadenses assim como os americanos não almoçam como a gente. Eles se alimentam super mal comendo hambúrgueres, pizzas e bacon no almoço e no jantar. Se bobear, até no café da manhã. Então, como o meu namorado havia alugado um quarto em uma casa e podíamos usar a cozinha, optamos por cozinhar nosso almoço em casa e levar para a escola. No curso havia refeitório com microondas, facilitando na hora de esquentar nossa comida. Conseguimos comprar praticamente tudo no mercado: arroz, saladas, carnes, ovos. Nossos almoços ficaram bem gostosos e parecidos com o que temos no Brasil.

Praticamente todas as comidas do Canadá vêm com batata, seja frita, assada, cozida. E como amo batata, a vontade era de comer o mundo! Entre os pratos tradicionais está o poutine, que é feito com batatas fritas, queijo coalho e molho gravy (de carne bovina). É delicioso! Você não pode deixar de provar. No Canadá também é famoso o Maple, que é como se fosse uma geleia de mel. É gostosa, mas bem doce. Não deixe de provar a panqueca com maple syrup (mel e lombo canadense).

Fique ligado: No Canadá, o preço que você vê nos produtos, seja em loja, no supermercado ou em qualquer lugar, não é o preço que você irá pagar no final. Apenas no caixa que é inserido o valor dos impostos. No caso de restaurantes, além da conta ter o acréscimo das taxas, você ainda precisa deixar 15% de gorjeta ao garçom.

Já a vida noturna de Toronto não é muito agitada. As baladas começam e acabam cedo.

O quarto em que ficamos, o Pedro alugou pelo Homestay.com. Outro site que também há muitas ofertas de quartos em casas é o Airbnb. Alugando por esses sites você paga mais barato do que se ficar em hotel e tem mais liberdade do que nos homestay dos cursos, além de sair mais em conta também.

Ah, e se você vai para Toronto esperando conhecer canadenses, pode esquecer. Na cidade, você irá ver gente de TODOS os lugares do mundo. TODOS mesmo, menos canadenses. Os imigrantes dominam a cidade. Os únicos canadenses que vi foram os professores e funcionários da escola. O bacana dessa miscelânea de pessoas é que você conhece diversas culturas em uma só cidade.

Nigara Falls

Esse é com toda certeza o principal passeio que você tem que fazer se for pelos lados de Toronto. Composta de três grupos de cachoeiras, as cataratas ficam entre os rios Erie e Ontario. Dá para ir de carro, ônibus ou trem. Eu e Pedro optamos por ir com uma excursão do meu curso e pagamos $ 50 cada um pelo passeio.

Nossa primeira parada, no meio da manhã, foi em uma viní­cola chamada Estate Winery. Lá tivemos uma visita guiada para conhecer a produção do vinho. A grande estrela das viní­colas dessa região é o Icewine “ o vinho é produzido com uvas congeladas. Fizemos a degustação e esse vinho é delicioso. Ele é bem docinho, com um gosto semelhante a mel. Muito diferente de todos que já provei. Também degustamos o vinho branco, o tinto e um com sabor de pêssego, confesso que saí de lá trocando as pernas. Todos os vinhos da degustação eram da marca Konzelmann, produzido por essa vinícola. Deliciosos (mas eu sou suspeita para falar porque eu amo vinho)!

Vista de cima das Cataratas

Vista de cima das Cataratas

A próxima parada foi na pequena cidade de Niagara-on-the-lake, onde almoçamos, tomamos um sorvete e passeamos pelas ruazinhas. Dizem que tem um lago lindo próximo ao centro da cidade, mas como a parada era rápida, não tivemos tempo de ir.

Enfim, chegamos às Cataratas do Niágara. Dizem que as Cataratas do Iguaçu são bem maiores do que as do Niágara. Como eu nunca fui na brasileira, eu fiquei maravilhada. O lugar é incrível e tem um barco chamado Maid of the Mist que nos leva bem pertinho das quedas. É de fazer o coração acelerar. Em alguns domingos,  tem espetáculos de luz e som nas Cataratas, com direito a fogos de artifício e festas nos barcos. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de apreciar esse show.

Cataratas

Cataratas

Dundas Square

A Dundas Square seria a Times Square de Toronto, com cartazes, neons, shows e eventos públicos. Se você gosta de um fervo urbano, é para lá que você tem que ir. Na Dundas também está o maior shopping de Toronto, o Toronto Eaton Centre.

Path – Cidade Subterrânea

Mesmo se você visitar Toronto no verão, você precisa conhecer a Path, uma espécie de cidade subterrânea construída para que as pessoas possam sair de suas casas mesmo quando os termômetros caem para -40ºC, sem morrerem congeladas. A Path existe há mais de 40 anos e tem cerca de 30 km de extensão, é o maior complexo subterrâneo do planeta, segundo o Guinness Book.

A Path foi construída com quatro subsolos e é ligada a cinco estações de metrô, além de um terminal de trem, dois shoppings centers (incluindo o Eaton Centre), seis hotéis, 50 prédios, 20 garagens de estacionamento e diversos pontos turísticos como o CN Tower, o The Hockey Hall of Fame, o The Air Canada Centre e o Rogers Centre. O espaço abriga estabelecimentos de todos os tipos: lojas, academias, mercados, restaurantes, cinema, estacionamentos, lavanderias, clínicas médicas. É realmente uma cidade.

The Distillery Historic District

O Distillery District é uma antiga fábrica de whisky que foi transformada em centro cultural. É um dos lugares mais descolados de Toronto. No local, é possível tomar um bom café, visitar galerias de arte, comer numa fábrica de chocolate, comprar produtos únicos. Mas prepare o bolso que o preço de tudo é bem salgado. O Distillery District também foi cenário de diversos filmes como Chicago, O Novato e X-Men. É considerado o segundo maior sete de filmagens do mundo, perdendo apenas para Hollywood.

Curiosidade: A antiga fábrica de whisky que existia lá fabricava o Crown Royal Northern Harvest Rye, que foi eleito, neste ano, o melhor whisky do mundo. É a primeira vez que um whisky do Canadá ganha como melhor do mundo.

Campus St George da Universidade de Toronto

É um belo local para se passear e admirar os belos prédios.

Chinatown – Spadina Avenue

O último dia da sua viagem deixe para ir para Chinatown. O local é o melhor para comprar os tão esperados souvenirs para os amigos e familiares. Você encontra de tudo e com ótimos preços. Daí para comprar quatro camisetas por $10!!!!

Esportes

Assim como o Brasil é considerado o paí­s do futebol, o Canadá é considerado o país do hóquei no gelo, principalmente porque o desporto foi criado lá. É o mais praticado e que mais atrai espectadores. O time da cidade é o Toronto Maple Leafs. O campeonato começa em outubro e termina em abril. Quem tiver a oportunidade, vá ao Air Canada Centre assistir a um jogo.

Os canadenses também adoram o beisebol e a principal equipe de Toronto é o Blue Jays. No período em que eu estive lá, eu via por todos os lados pessoas usando bonés e camisetas do Blue Jays “ acho que era porque o campeonato de hóquei ainda não havia começado. Os jogos acontecem no Rogers Centre. Esse estádio é muito top porque o teto abre ou fecha, conforme o clima do dia. Além disso, se tem uma bela vista da CN Tower.

No basquetebol, Toronto tem um time que disputa os campeonatos da National Basketball Association (NBA): o Toronto Raptors. É a única equipe da NBA situada fora dos Estados Unidos.

Outros lugares super bacanas de Toronto, mas que infelizmente eu não tive tempo de ir, é o High Park, as praias de lago e o Wonderland “ um parque de diversões que possui mais de 17 montanhas-russas, sendo uma delas entre as maiores do mundo! Bom que é uma desculpa para voltar mais vezes.

Afinal, quando viajamos saímos do que fingimos ser para ser quem realmente somos.


Kelly Diniz

26 anos, repórter do jornal Tribuna de Minas, mineira e viciada em viajar!

Gosta de conhecer novos mundos nem que seja em sua própria cidade.
Conta histórias sobre suas aventuras no www.kellymdiniz.blogspot.com